USOS DA BICICLETA
LISBOA
Alvalade | Areeiro | Arroios | Avenidas Novas | Campolide | Santo António
Nas freguesias da zona centro de Lisboa existem três clubes com secções ligados ao uso da bicicleta: o Núcleo Cicloturista de Alvalade, a Federação Portuguesa de Ciclismo e a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta.
O número de altetas federados em todos os desportos, segundo dados de 2014, é de 546 348, sendo que o número de atletas federados em Lisboa é de 305 954, o que corresponde a cerca de 56% do total de atletas federados.
O número de atletas federados em ciclismo em todo o país, segundo dados de 2014, é de 13 226, ou seja, cerca de 2% do total de atletas federados.
Clubes Desportivos
Federação Portuguesa de Ciclismo
A Federação Portuguesa de Ciclismo foi fundada em 1899 e é a mais antiga federação desportiva do país.
Ao longo dos anos foi sabendo acolher, organizar e desenvolver as vertentes do ciclismo que se foram juntando àquelas com mais história. Neste momento a FPC conta com secções de estrada, BTT, BMX, pista, trial, ciclocrosse e paraciclismo.
Na atualidade, compete à FPC a coordenação, regulamentação e desenvolvimento do ciclismo, tanto nas vertentes competitivas como não competitivas. É ainda da sua responsabilidade a representação internacional do país através do ciclismo, fazendo-o através das Seleções Nacionais.
2
Núcleo Cicloturista de Alvalade
O Núcleo Cicloturista de Alvalade foi fundado a 1 de Janeiro de 1987, é um núcleo que se dedica essencialmente à prática da modalidade de cicloturismo e paralelamente promove, através da Escolinha da Bicicleta, o ensino e aprendizagem da utilização da bicicleta como transporte não poluente em meio urbano que pode ser frequentada por qualquer pessoa independentemente da idade ou sexo.
1
3
Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores da Bicicleta
A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta foi fundada em Setembro de 1987 e é uma pessoa colectiva de utilidade pública. A FPCUB tem como objectivos a defesa do ambiente, defesa e divulgação do património cultural, histórico edificado e arqueológico através da promoção da bicicleta como forma de mobilidade sustentável, bem como a defesa da segurança dos seus utilizadores e o desenvolvimento da prática do cicloturismo ecologista de lazer, manutenção e turismo, representando-o internacionalmente e em Portugal.
Logótipo da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores da Bicicleta
Logótipo da Federação Portuguesa de Ciclismo
Logótipo do Núcleo Cicloturista de Alvalade