top of page

A família local que estudámos reside na Avenida dos Estados Unidos da América número 23 e é composta por 5 elementos, um pai, uma mãe e três filhos com 19, 17 e 10 anos. Todos os elementos da família usam pouco ou muito pouco a bicicleta na cidade.

Família Local

Local de arrumação das bicicletas

Esta família apenas possui duas bicicletas, uma de adulto e uma de criança, e têm-nas guardas numa pequena dispensa junto à porta de entrada de casa, juntamente com a bomba para encher os pneus.

Local de arrumação das bicicletas

Motivos para a não utilização da bicicleta

Depois de termos feito algumas perguntas à família conseguimos apontar algumas razões para o pouco uso da bicicleta:

  • Vivem no 10ª andar e os elevedores não são os mais apropriados para o transporte das bicicletas (são muito pequenos);

  • Como viveram sempre no centro de Lisboa nunca tiveram uma grande cultura de ir passear de bicicleta;

  • Vivem numa zona muito movimentada e para a família é consensual que é perigoso andarem de bicicleta naquela zona;

  • Nunca precisaram muito da bicicleta como meio de mobilidade porque têm o metro da Avenida de Roma a 10 minutos e várias paragens de autocarros muito perto de casa.

Todas estas razões são válidas e muito bem fundamentadas, e para invertermos esta cultura “anti-bicicletas” é necessário haver mudanças cruciais na maneira como a população e a autarquia de Lisboa vêem o uso da bicicleta.

Medidas para o uso da bicicleta

Estas são algumas medidas que a longo prazo achamos que serão necessárias para incentivar o uso da bicicleta na cidade de Lisboa:

  • As escolas devem começar a incentivar os alunos a deslocarem-se para a escola de bicicleta, aplicando medidas como a interdição de veículos motorizados nas imediações da escola ou construção de bons parques para bicicleta;

  • Todas as grande avenidas e ruas de Lisboa devem possuir vias para bicicletas, como em Copenhaga, por exemplo;

  • A aposta na intermodalidade é essencial, para tal é necessário voltar-se a investir nos transportes e na construção de parques para bicicletas à porta de estações de metro, estações de comboio, escolas e empresas;

  • Incentivos fiscais para às empresas cujos os empregados deixem de se deslocar para o trabalho de carro e passem a usar a bicicleta.

Locais onde a família realizou passeios de bicicleta

Local por onde o pai levou o filho mais novo de 10 anos a andar de bicicleta. O ponto vermelho é o ponto de partida e de chegada. Volta com pouco mais de 1 km mas a maioria do tempo passado a andar de bicicleta é dentro do Inatel. Foram muito poucas as vezes que este percurso se realizou dado que a bicicleta raramente é usada.

Única vez neste ano que a mãe andou de bicicleta, realizou este percurso com cerca de 5 km de distância. O ponto azul é o ponto de partida e o ponto vermelho é o ponto de chegada, destaca-se ainda o uso da pequena ciclovia que existe junto à estação Roma-Areeiro e das rampas feitas na estação de comboio para os ciclistas e pessoas com mobilidade reduzida.

Quadro excel da família local

Percurso efectuado de bicicleta pelo pai e filho mais novo

Percurso efectuado de bicicleta pela mãe

bottom of page