USOS DA BICICLETA
LISBOA
Alvalade | Areeiro | Arroios | Avenidas Novas | Campolide | Santo António
Os utilizadores da bicicleta em Lisboa podem utilizar as ciclovias existentes para se deslocarem para os transportes públicos, para as escolas e para outros locais dentro ou fora da cidade.
Ligação das Ciclovias
Transportes públicos
A ciclovia do Campo Grande tanto pode começar perto do metro do Campo Grande como do metro de Entre Campos e assim é facilmente acessível por estas duas estações. É também acessível por parte do autocarro por várias paragens que se encontram ao longo da ciclovia. A ciclovia é ainda acessível por parte da estação de comboios de Entre Campos.
A Ciclovia da Avenida Duque de Ávila é acessível por duas estações de metro, São Sebastião numa ponta e Saldanha noutra. Como na ciclovia já referida anteriormente, existem várias paragens de autocarro ao longo da ciclovia.
A ciclovia da Cidade Universitária é localizada perto da estação de metro com o mesmo nome e existem várias paragens de autocarro ao longo do percurso.
A ciclovia da Avenida do Brasil numa ponta tem três estações de metro à mesma distância para aceder à mesma, são as estações de metro de Entre Campos, Campo Grande e Cidade Universitária. Ao longo do percurso a ciclovia é acessivel por várias paragens de autocarro.
Escolas
Todas as ciclovias que nós estudamos dão acesso a alguns estabelecimentos de ensino. Por exemplo, a ciclovia da Cidade Universitária dá acesso a algumas faculdade como a de Psicologia e de Direito, e ainda dá acesso ao Colégio Moderno. A ciclovia da Avenida do Brasil localiza-se muito perto da Escola Básica Eugénio dos Santos e o acesso pode ser feito através da mesma com um pequeno desvio para a escola pelo passeio. A mesma ciclovia dá acesso também à Escola Secundária Padre António Viera, em Alvalade. A Ciclovia do Campo Grande dá acesso à Universidade Lusófona e ISCTE, e também a um estabelecimento de ensino profissional localizado em Entre Campos. Por último a ciclovia da Avenidade Duque de Ávila não dá acesso a nenhum estabelecimento de educação, a razão principal é por ser muito central e localizar-se numa zona empresarial, dando sim acesso a muitas empresas.
Locais dentro da cidade
Cada vez há mais ciclovias em Lisboa e assim mais quilómetros existem para os utilizadores da bicicleta. Para além disso estão a decorrer obras em Lisboa que visam o aumento dos passeios e a construção de mais ciclovias. Neste momento é possível andar por Lisboa de bicicleta mas num misto de ciclovia, passeio e estrada. Existem alguns itinerários para utilizadores das bicicletas como do Campo Grande à Expo e de Monsanto a Entre Campos, porém poderiam haver muitos mais e com melhores condições.
Ligação entre Monsanto e Entre Campos
Ligação entre Campo Grande e Expo
Locais fora da cidade
Realizar um percurso de bicicleta entre Lisboa e Cascais não é fácil. Se começarmos no Cais do Sodré temos uma ciclovia que vai até Caxias (existem alguns troços que têm que ser feitos pela estrada mas são muito pequenos). A partir de Caxias temos que entrar na Marginal para irmos até Cascais. O que existe de Paço de Arcos a Cascais são passeios Marítimos que proíbem a passagem de bicicletas a certas horas, ou seja, a não ser que queiramos fazer o percurso à noite é impossível fazê-lo sem ser através da Marginal. Assim, podemos dizer que no percurso Lisboa-Cascais temos um quarto deste em ciclovia e o resto em estrada ou passeio. Se não quisermos pôr a nossa saúde em risco podemos sempre apanhar o comboio na estação de Caxias e ir até Cascais.
Ligação entre Lisboa e Cascais
(parte amarela realiza-se em ciclovia, parte vermelha na marginal)
Realizar Lisboa-Setúbal em bicicleta não é tarefa fácil, primeiro porque se visitarmos o site do EuroVelo e seguirmos as indicações que lá se encontram vamos realizar o percurso em asfalto e com a companhia dos automóveis. Em segundo lugar, se formos pelo caminho alternativo parte do percurso também é feita em estrada. Se começarmos o percurso no Cais Sodré é preferível ir de bicicleta nas ciclovias existentes até Belém e depois apanhar o barco até à Trafaria. A partir da Trafaria temos um misto de ciclovia e passeio marítimo até ao parque de campismo da Costa da Caparica. Um percurso bem sinalizado e bastante bonito e agradável de se fazer. Infelizmente, a partir do parque de campismo só é possível ir até Setúbal pelas estradas nacionais.
Ligação entre Lisboa e Setúbal
(parte amarela realiza-se em ciclovia ou passeio marítimo, parte vermelha realiza-se em estradas nacionais)
Lisboa-Sintra é quase impossível de se realizar em bicicleta, porque a existência de ciclovias é mínima e realizar o percurso em estradas até lá é muito pouco seguro. O que recomendamos é apanhar o comboio na estação de Entre Campos, Sete Rios ou Roma-Areeiro, e realizar a viagem até à Estação de Algueirão-Mem Martins. A partir daí há uma ciclovia que termina muito perto da vila de Sintra, mais concretamente na Portela de Sintra.
Ligação entre Algueirão e Sintra
(traço azul representa a ciclovia)